Siga a gente no Facebook! facebook.com/arquimagodainsulina
Siga a gente no Instagram! @arquimagodainsulina
Já baixou o melhor jogo de Diabetes do planeta? Baixe o Batalha Glicêmica!
PlayStore: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rootsstudios.diattack&hl=pt&source=androidapkbaixar.com
AppStore: https://itunes.apple.com/ng/app/batalha-glic%C3%AAmica/id1451459745?mt=8
~
Você já imaginou um remédio que fizesse você emagrecer e mantivesse a glicemia no alvo?
E se esse remédio ainda ajudasse a controlar a pressão arterial?
Saiba tudo isso no decorrer deste vídeo!
### O AUTOR DECLARA NÃO TER QUALQUER CONFLITO DE INTERESSE! ###
Olá! Eu sou o Ronaldo, bem vindo de volta para – inclusive, se não quiser perder os próximos episódios da série, clique no botão aí embaixo e se inscreva no canal, ativando as notificações. Hoje vamos falar dos glicosúricos, medicações que estão ganhando cada vez mais espaço no cenário do manejo do diabetes!
A primeira versão desse tipo de medicação chamava-se Florizina. Em 1835 químicos franceses isolaram a florizina da casca da macieira, e perceberam que o gosto da substância era similar ao extrato do salgueiro (vulgo Ácido Acetilsalicílico, a Aspirina!) e acreditaram que teria algum efeito antimalárico.
Já em 1886, von Mering, foi percebido que doses maiores do que 1g de Florizina produziam glicosúria, ou seja, fazia com que as pessoas perdessem glicose pelo xixi. Por algum tempo, essa foi uma substância utilizada como um modelo para estudar o diabetes. O grande problema dela é que era pouco absorvida no intestino, e para obter 1g de Florizina era necessário aproximadamente 2kg de maçãs.
Na década de 1950, estudos demonstraram que concentrações pequenas de Florizina bloqueavam o transporte de glicose nos rins e intestino delgado, por transportadores desconhecidos. Os transportadores, que foram descobertos na década de 1980, foram batizados de SGLT tipo 1 (intestino) e 2 (rins).
Em 1997, pesquisadores japoneses desenvolveram uma substância chamada T-1095, baseada na Florizina, que demonstrou uma queda na glicemia com o bloqueio do SGLT2,
além de melhorar a hemoglobina glicada, sensibilidade à insulina. O problema é que os efeitos colaterais tornavam o T-1095 ruim o suficiente para não ser utilizado em seres humanos, mas as pesquisas desse tipo de substância avançaram até 2013, quando a primeira medicação, a Canagliflozina (Invokana) foi lançada, seguida pela Dapagliflozina (Forxiga) e pela Empagliflozina (Jardiance) em 2014, que são as medicações disponíveis no mercado atualmente. Existem inclusive combinações delas com a Metformina no mercado.
Agora, o que mais elas causam? Sabe-se que uma vez que perdemos água, glicose e sódio na urina pelo bloqueio do SGLT2, as medicações também ajudam no manejo da pressão arterial – sendo que reduções de até 8mmHg são possíveis. Os estudos mais recentes, tais como o EMPA-REG e o CANVAS demonstraram benefícios importantes, tais como a redução da chance de infarto, de acidentes vasculares encefálicos não fatais, vulgo derrame, e redução da progressão de doença renal, fazendo com que em muitos casos os glicosúricos sejam a segunda opção para o tratamento do diabetes! Além disso, ao perder glicose, perdemos calorias… E os estudos com essas medicações demonstraram a perda de 2,5-3,5kg em média! Em resumo: são bons para os rins, são bons para o coração, são bons para o peso, são ótimos para o diabetes!
Porém, como dependem dos rins para funcionar, não devem ser usadas por quem tem problemas renais, podem causar hipotensão ortostática pela perda de água, candidíase vaginal ou balanite/balanopostite (lembre-se de higienizar sempre!), cetoacidose euglicêmica, especialmente em quem usa insulina, e a Canagliflozina tem maior risco de osteoporose, por isso, seu uso deve ser cuidadoso.
Seu uso para DM1 não é liberado no Brasil, apesar de solicitações já terem sido realizadas para o FDA (EUA) e na Europa já haver liberação. É questão de tempo para que sejam liberados, desde que não sejam as únicas medicações.
Concluímos aqui mais um episódio, falando sobre a os Glicosúricos! Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, coloque nos comentários do vídeo aí embaixo; e dê o seu Like. Não esqueça de se inscrever no canal para receber notificações dos próximos vídeos antes de todo o mundo!
Até a próxima! Tchau!
Nenhum comentário: